Como a Blockchain se beneficia da Inteligência Artificial

O desenvolvimento e a evolução da IA podem melhorar significativamente a tecnologia da cadeia de bloqueio e a indústria de criptografia, desde a segurança até o comércio.

Desde executar comandos simples em smartphones usando Alexa ou Siri até operações técnicas de alto nível em grandes empresas de tecnologia, uma coisa é certa: Facilidade é uma necessidade na experiência humana moderna.

O século 21 marcou um rápido avanço da tecnologia em todos os aspectos da vida humana e das interações. Apesar de estar presente há muitas décadas, a replicação da inteligência humana em máquinas – inteligência artificial – agora se popularizou. Com muitas empresas de tecnologia correndo para adotar a tecnologia, espera-se que o tamanho do mercado cresça para $126 bilhões em 2025.

Da mesma forma, a tecnologia de ledger distribuído e as moedas criptográficas superaram as expectativas de todos e estão procurando competir com as moedas fiat tradicionais.

Com a IA e as moedas criptográficas a se tornarem fortalezas formidáveis, como a inteligência artificial afeta a tecnologia do livro-razão distribuído?

Relacionado: Futuro Digital Falante: Inteligência Artificial

Comércio de moedas criptográficas

Após o surgimento da tecnologia de cadeias de bloqueio na era pós-crise, a indústria continuou a atrair um número significativo de investidores e a provar que os céticos estavam errados. Em dezembro de 2017, a Bitcoin Evolution (BTC) subiu para um preço recorde de US$ 20.000. O comércio de moedas criptográficas continuou a ganhar mais atenção, e a indústria tem agora uma capitalização de mercado de mais de US$ 339 bilhões.

À medida que mais investidores se unem ao espaço da cadeia de bloqueio, o impacto da IA torna-se cada vez mais significativo para o comércio de criptografia.

Ao desenvolver bots rápidos, efetivos e imparciais de comércio de inteligência artificial, os comerciantes de moedas criptográficas evitaram deslizes e realizaram análises técnicas e fundamentais precisas para tomar melhores decisões comerciais. Em última análise, muitos comerciantes aumentaram seus lucros ao mesmo tempo em que viram perdas consideravelmente baixas.

Segurança da cadeia de bloqueios

A indústria da cadeia de bloqueio tem sofrido um alto nível de malware, phishing e ataques de 51%, entre outros esforços corruptos. Estima-se que 9 milhões de dólares são perdidos por golpes de moeda criptográfica todos os dias. Enquanto a tecnologia existir, a segurança e um meio de proteger os usuários contra fraudes será sempre um tema quente.

Os bloqueios e ataques são geralmente muito sensíveis ao tempo, com a primeira resposta ao hack sendo crítica. Entretanto, muitas trocas criptográficas não tiveram sorte em lidar com os hacks. Felizmente, os sistemas de segurança cibernética baseados em IA são projetados para identificar ameaças em tempo real, entender a natureza da ameaça e prevenir futuros ataques através de uma lista negra de sua fonte.

Ao contrário dos sistemas tradicionais de segurança cibernética, a IA é projetada para melhorar com cada ameaça devido a sua capacidade de detectar padrões, estudá-los e tornar-se melhor em lidar com eles.

Mineração de bitcoin

Para manter a integridade da cadeia de bloqueio, as transações são verificadas e adicionadas pelos mineiros Bitcoin. Os mineiros da Bitcoin, por sua vez, são recompensados em moeda criptográfica. No entanto, o processo é trabalhoso, sensível e consome energia e, em última análise, requer muitas unidades de processamento gráfico, ou GPUs.

Em uma tentativa de economizar energia e maximizar a potência computacional, muitas empresas mineradoras recorrem a GPUs baseadas em IA. Algumas empresas de mineração criaram ecossistemas baseados em IA onde os mineiros podem compartilhar e economizar energia computacional enquanto obtêm lucros consideráveis.

Com estes algoritmos exclusivos de IA, a mineração Bitcoin se torna mais rápida, mais eficiente e mais lucrativa. Em 2017, uma popular empresa de fabricação de blocos, Bitmain, aumentou suas operações para incluir a IA nos chips de seus circuitos integrados específicos de aplicação, ou ASICs.

Sem dúvida, enquanto a tecnologia em geral está mudando em grande parte para a aprendizagem de máquinas e inteligência artificial, a cadeia de bloqueio e as moedas criptográficas estão se beneficiando igualmente da evolução da inteligência artificial.

Os pontos de vista, pensamentos e opiniões aqui expressos são exclusivamente do autor e não necessariamente refletem ou representam os pontos de vista e opiniões da Cointelegraph.

Joshua Esan é um escritor e editor freelance apaixonado pela tecnologia de cadeias de bloqueio e pela indústria da saúde. Ele é um estudante de medicina do quarto ano e tem trabalhado com várias empresas e blogs desde o início da revolução da cadeia de bloqueios.